Este projeto começa no ano de 2025 tem por objetivo reunir participantes e incentivar à operação em várias bandas e modos do serviço de amador.
Este evento propõe reunir várias atividades e concursos ao longo do ano de modo a criar uma competição saudável entre todos os participantes.
Sendo um projeto novo, poderemos ter de ajustar alguns pontos, tentando não prejudicar os participantes.
REGULAMENTO
A REP-Rede dos Emissores Portugueses, constituiu o Campeonato REP e que será disputado durante cada ano civil, com âmbito internacional.
- Concorrentes:
Serão consideradas concorrentes, todas as estações participantes nos concursos e eventos especiais que fazem parte do calendário estabelecido anualmente no primeiro mês de cada ano, ou seja, janeiro, exceto as que procederem de acordo com a nota final deste mesmo regulamento.
- Concursos/Eventos:
Fazem parte do Campeonato da REP em 2025, inicialmente os seguintes concursos e eventos especiais :
Concurso Dia de Portugal de HF: 14 e 15 de junho
Concurso Dia de Portugal de VHF/UHF: 10 de junho
Concurso REP 50 MHz: 2 e 3 de agosto
Concurso REP FT4 em HF: 22Fev / 18Abr / 18Ago
– Evento 80 anos da EN-2: maio 2025 (poderá ser alterada, aguardamos o desenvolvimento do evento)
– Evento 100 anos da IARU: 18 abril
Campeonato de HF da IARU: 12 e 13 de julho
- Categorias:
-Estação Fixa – Um operador, um transceptor em operação fixo.
-Estação Portátil – Um operador, um transceptor em operação portátil ou móvel.
-Estação Multi-Operador – Vários operadores, um transceptor em operação fixa, portátil ou móvel.
- Pontuação para o Campeonato
- É adoptado o critério de atribuição de pontos em cada concurso que são acumulados para a classificação do Campeonato, de acordo com a seguinte tabela:
1º Classificado 10 Pontos
2º “ 7 “
3º “ 4 “
4º “ 2 “
5º “ e seguintes 1 “
As classificações serão estabelecidas por Fixo, Portátil, Multi-Operador.
2. Critério de atribuição de pontos em cada evento que são acumulados para a classificação do Campeonato, de acordo com a seguinte tabela:
QSO(s) Digital = 1 Ponto/QSO
QSO(s) FM/SSB/CW = 2 Pontos/QSO
- Listas ou LOG,s
As listas ou ficheiros de LOG, serão provenientes do organizador de cada participação individual.
- Prémios
Troféu de Campeão Nacional
– 1º Lugar na Classificação Geral será o resultado do somatório de todos os pontos obtidos na classificação geral de cada atividade e resultante da aplicação da tabela descrita no ponto 5.
– Diplomas em formato pdf, até ao 5º lugar na classificação geral.
Os prémios não serão acumuláveis.
Cada Radioamador só terá direito a um troféu, pelo que, se optará pela classificação em que estiver melhor posicionado e será premiado o radioamador imediatamente a seguir nas listas.
Em caso de empate na classificação geral ou na mesma categoria terá como desempate os seguintes parâmetros:
– Nº de concursos/eventos participados.
– Resultado soma das pontuações obtidas nos concursos/eventos em que participou.
- Entrega de prémios
Os prémios , serão entregues no ano seguinte em cerimónia proporcionada, que anunciará a data da cerimónia.
- Reclamações
Fica estabelecido como período para reclamações, os 5 dias seguintes (dias seguidos de calendário), à data da publicação dos resultados na página WEB de concursos da REP ou outra dedicada e findo este prazo as classificações serão consideradas definitivas.
Nota Final:
A participação no Campeonato da REP, supõe a total aceitação do presente Regulamento.
Na linha do parágrafo anterior, qualquer radioamador que não pretenda concorrer neste Campeonato da REP, deverá enviar email para rep@rep.pt, ou rep-concursos@rep.pt, Departamento de Concursos, com a informação explícita “não pretendo participar no Campeonato da REP” , e não será considerado para a classificação do respectivo campeonato, mesmo que tenha participado em um, vários ou todos os concursos que contam para o Campeonato da REP.
Este projeto começa no ano de 2025 tem por objetivo reunir participantes e incentivar à operação em várias bandas e modos do serviço de amador, poderemos ter de ajustar alguns pontos, tentando não prejudicar os participantes.